Fundamental Para a Continuidade da Reforma - Joel Beeke

Joel Beeke

O Justo Viverá por Fé.

A PRIMEIRA GERAÇÃO DA REFORMA foi um tempo tumultuoso, mas foi um tempo abençoado. Foi um tempo em que as pessoas não podiam mais permanecer na Igreja Católica Romana por princípio, e correndo risco de suas próprias vidas se unirem à causa protestante. Mas não foi muito depois que esse grande rompimento se tornou uma doutrina morta. 

A segunda geração de protestantes – os próprios filhos de muitos dos grandes reformadores – tornou-se, em sua maior parte, fria e relaxada. Eles professavam as doutrinas, eram sãos em sua ortodoxia, mas não experimentavam as grandes doutrinas da Reforma em seus corações. E, assim, por volta de 1600 as coisas tinham se tornado secas e frias e mortas em muitas áreas. Mas Deus levantou os puritanos na Inglaterra, os teólogos da Segunda Reforma Holandesa na Holanda e os puritanos da Nova Inglaterra (na América - NE), para reavivar esta verdade da Reforma: o justo viverá por fé.

Portanto, as palavras de nosso texto não apenas são fundamentais para o rompimento da Reforma, mas também para a continuação da Reforma.

A Segunda Reforma Holandesa e o movimento puritano foram dependentes da Reforma. Muitos teólogos perceberam que aquelas coisas haviam se tornado secas e mortas. Pela graça do Espírito Santo, homens se levantaram como que de assalto e adentraram ao trono da graça por um reavivamento na prática das grandes e gloriosas doutrinas às quais Lutero havia confessado: “Doutrina é céu”.

Sob a tutela do Espírito, a doutrina da Reforma e o viver santo dessa doutrina foram promovidos por homens como William Perkins e William Ames, John Owen e John Bunyan na Inglaterra; Thomas Shepard, Thomas Hooker, e John Cotton na América; William Teellinck, Alexander Comrie e Theodorus van der Groe na Holanda. O reavivamento que varreu muitas áreas, conforme a vitalidade desta doutrina – o justo viverá por fé – veio à frente novamente. Esse movimento de renovação do puritanismo inglês e holandês durou por variados períodos de tempo em diferentes lugares.

Durou a maior parte do século dezessete em muitos lugares, mas por volta de 1700 as coisas tinham se tornado frias, secas e mortas de novo. O liberalismo, o iluminismo e o humanismo começaram a varrer a Europa e a América do Norte. Mas a obra do Espírito veio à frente novamente – especialmente na época do Grande Despertamento nos anos de 1740, e nos anos de 1800 a 1830, quando o reavivamento varreu grande parte da América e houve um retorno a esta mesma doutrina: o justo viverá por fé.

____________________________________
Fonte: Nossa heranca reformada - Joel Beeke

Publicado por : Reforma Radical ~ Aproveite para ler muitos outros textos.

Artigo: Fundamental Para a Continuidade da Reforma - Joel Beeke . Publicado por: Reforma Radical dia: 19 junho 2017 . Esperemo que este artigo tenha edificado sua vida e que você volte muitas outras vezes. Aproveite para comentar sobre o texto. 0 Comentário na postagem: Fundamental Para a Continuidade da Reforma - Joel Beeke
 

0 comentários:

Postar um comentário